Mais notícias Notícias

Os Encontros PNAID, (Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora) 2022, que terão lugar em Fátima entre os dias 15 e 17 de Dezembro e que dão continuidade aos Encontros de Investidores da Diáspora, apresentam um programa ambicioso em termos de temáticas a discutir e dinâmicas de aceleração de negócios e parcerias. Com um enfoque elevado no novo ciclo de fundos estruturais, Portugal 2023, contam com a presença de S.EXA o Ministro dos Negócios Estrangeiros e S.EXA a Ministra da Coesão Territorial na sessão de abertura. A sessão de encerramento terá as intervenções de S.EXA o Secretário de Estado das Comunidades Portuguêsas e de S.EXA a Aecretária de Estado do Desenolvimento Regional.

Os temas a abordar são Agrucultura e Agroalimentar; Industria 4.0 e Produção Avançada; Turismo e Sustentabilidade; Mar e Economia Aul; Digital e Saúde; Ideias e Negócios nos Territórios do Interior. Em casa uma destas sessões tematicas teremos a apresentação de politicas e prioridades, oportunidadesm finanaciamnetos e exmplos práticos de investidores da diáspora. Estarão presentes membros do governo das áreas governativas relcionadas com estas temáticas.

Para mais informações: clique aqui

Está a decorrer, até ao dia 31 de outubro de 2022, o processo de candidaturas ao Prémio Imprensa Nacional/ Ferreira de Castro, sendo este o primeiro ano em que as mesmas se realizam exclusivamente online. Este é atribuído pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, no âmbito da ação cultural junto das comunidades portuguesas.

Este prémio pretende distinguir trabalhos nas áreas de Ficção e Poesia, através da atribuição de 5000 euros ao vencedor, bem como a possibilidade de publicação da obra pela Imprensa Nacional.

O galardão tem como principal objetivo o reforço dos vínculos pertencentes à língua e cultura portuguesa, estimulando a participação de lusodescendentes e portugueses a residir no estrangeiro. Presta-se, desta forma, o justo reconhecimento às comunidades portuguesas dispersas pelo mundo fora.

O regulamento pode ser encontrado em: https://imprensanacional.pt/premios-literarios/premio-imprensa-nacional-ferreira-de-castro/

Todos os participantes nos eventos da semana EuroPride, em Belgrado, que decorrerá entre 12 a 18 de setembro de 2022, são aconselhados a adotar uma postura cautelosa e prestar especial atenção a possíveis reações hostis e a evitarem contramanifestações promovidas por certos elementos da população. Não se exclui que elementos mais extremistas possam recorrer à violência física, na ausência de presença policial.

Não são recomendadas deslocações, envergando sinais visíveis de presença em eventos da semana EuroPride, para zonas afastadas dos locais dos eventos, bem como se recomenda alguma cautela em relação a conversas ou discussões com desconhecidos sobre o EuroPride.

Como todos os cidadãos nacionais que viajam para o estrangeiro, quem participar na semana EuroPride é obrigado a cumprir a legislação local e a seguir as instruções das autoridades locais, especialmente no caso de a Marcha do Orgulho, prevista para dia 17 de setembro, acabar por ser efetivamente proibida.

 

Informação adicional sobre a Sérvia também disponível aqui

O Registo do Viajante é uma das valências de apoio consular disponibilizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, através de uma aplicação gratuita, compatível com os sistemas Android e iOS. A App permite o registo voluntário dos viajantes portugueses, que indicam o local, a data das suas viagens e os seus contactos para que num país estrangeiro se possa obter de forma rápida informação acerca de cidadãos nacionais potencialmente afetados por situações de crise e que necessitem de apoio consular numa situação de emergência.

saramago 2.o

SARAMAGO ATRAVÉS DA LENTE

Concurso fotográfico aberto até 18 de setembro

Se na literatura as palavras se transformam em imagens, que imagens terão gerado as palavras escritas pelo Nobel português em todo o mundo?

Escolha um livro de Saramago, o que mais o impressionou, e faça a sua própria interpretação através da lente da sua câmara. Apresente um conjunto de trabalhos composto por três a seis fotografias originais (que nunca tenham ganho um concurso fotográfico), indicando a obra de José Saramago na qual se inspirou e que pretende retratar.

O concurso “Saramago através da Lente” é organizado pelo Centro de Língua Portuguesa do Camões I.P., em Novi Sad, em colaboração com a Embaixada de Portugal em Belgrado e o Festival Belgrade Photo Month, no âmbito do Centenário de José Saramago que se comemora este ano.

Contactos

Vladimira Gacinovica 4
11040 Belgrado

+381 11 2662 894
+381 11 2662 897
belgrado@mne.pt
sconsular.belgrado@mne.pt (Secção Consular)
visas.belgrado@mne.pt (Vistos)

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático