Após dois anos fortemente condicionados pela pandemia de COVID-19 - que afetou o dia-a-dia das populações em todo o mundo, bem como atividades e eventos que reunissem aglomerados de pessoas – as celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas voltam, paulatinamente, a assinalar-se em moldes pré-2020. Será assim possível celebrar, em maior proximidade, a cultura e a língua portuguesa e a portugalidade, como forças inspiradoras e de projeção de Portugal no mundo.


A rede diplomática e consular portuguesa espalhada pelos quatro cantos do globo tem centenas de atividades previstas, combinando o presencial e o remoto, algumas das quais contam com a presença de membros do XXIII Governo Constitucional. Efetivamente, em virtude do gradual desconfinamento e alívio das medidas restritivas no âmbito do combate à pandemia, o movimento associativo da comunidade portuguesa voltou a mobilizar-se para comemorar a efeméride, um esforço empreendido pelas associações lusófonas locais, que contou, em inúmeros casos, com o apoio das Embaixadas e Consulados.

Pode consultar no Portal Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros o mapa das iniciativas previstas, o local onde os governantes assinalam este Dia que presta homenagem a Portugal, aos portugueses, à língua e à presença portuguesa por todo o mundo, bem como os números relativos à Diáspora ou a mensagem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP), Paulo Cafôfo.


Braga, Londres e Andorra no centro das celebrações
As celebrações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas dividem-se, este ano, pelas cidades de Braga, Londres e Andorra. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Primeiro-Ministro, António Costa, estarão juntos nas duas primeiras. Os dias 10 e 11 de junho serão de programação intensa junto de portugueses e lusodescendentes residentes naqueles territórios. O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas segue com o Presidente da República para Andorra, onde estarão no domingo.


O programa de comemorações do 10 de junho do Secretário de Estado Paulo Cafôfo inicia-se esta quinta-feira, no Reino Unido, mais precisamente em St. Helier (Jersey), depois de um encontro com a comunidade portuguesa naquela cidade, e em Manchester em cumprimento do roteiro “Portugal no Mundo: Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas”, com o objetivo de reforçar laços, aproximando os portugueses residentes no estrangeiro ao nosso país.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, iniciou já as celebrações na terça-feira, em Nova Iorque, com uma receção para assinalar a data, com representantes permanentes junto das Nações Unidas e os subsecretários-gerais da ONU, juntando-se sexta e sábado ao programa oficial de Braga e Londres.

Também nos Estados Unidos da América, mas em Boston, estará o Ministro da Educação, João Costa, com um programa longo, que passa pela visita a várias escolas, também em Hudson e New Bedford, designadamente para verificar no terreno como se desenvolve o Programa de Imersão Bilingue ou o ensino do Português naqueles estabelecimentos de ensino, contactando com professores e alunos. O sábado será dedicado a iniciativas culturais e tradicionais junto da comunidade portuguesa.

Ainda nos EUA, mas na Califórnia, o Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, começa o dia de sexta-feira com uma visita ao Consulado-Geral em São Francisco, onde decorrerá o içar da bandeira de Portugal na Câmara Municipal, com o Mayor, e uma receção para a comunidade portuguesa ao final do dia. Sábado, continuam as celebrações do Dia de Portugal, mas em San José, com direito a parada e a cerimónia de abertura do Museu Histórico Português.
Noutra América, na do Sul, a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, estará três dias no Brasil, passando pelas cidades de Belo Horizonte e de Salvador da Baía, com um programa extenso, dedicado em predominância à cultura, nomeadamente evocando Camões. Na sexta-feira, o dia começa com uma sessão solene na Academia Mineira de Letras e no sábado com a visita ao Museu Casa da Música.

Um pouco mais abaixo no mapa Mundo, na Argentina, o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, estará três dias em Buenos Aires onde, após reunião com o Secretário de Política Tributária do Ministério da Economia argentino, participa na homenagem a Luís Vaz de Camões, receção organizada pela embaixada e no almoço com a comunidade portuguesa.

De novo no hemisfério Norte, mas a Oriente, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, assinala o Dia de Portugal numa receção na Residência Oficial do Embaixador em Tóquio, que contará com a presença do Vice-Ministro Parlamentar para os Negócios Estrangeiros do Japão, culminando, desta forma, uma semana de deslocação oficial a este país.

No continente africano, quatro governantes assinalam a data junto da comunidade portuguesa, três dos quais em países da CPLP. O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, estará em Angola, onde o ponto alto das celebrações acontece na Escola Portuguesa de Luanda, junto da comunidade portuguesa, contando também com representantes das autoridades locais.


Em Cabo Verde, o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, participa, na cidade da Praia, na receção na Embaixada de Portugal, seguida de um concerto no Centro Cultural Português entre outras atividades.

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, estará em São Tomé e Príncipe, onde participa no programa cultural organizado pela embaixada e visita, na manhã de sábado, o Estádio Nacional 12 de Julho e a Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe.

Já na África do Sul, na sexta-feira, a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, estará em Pretória, participando num programa oficial juntamente com autoridades locais, terminando o dia com um jantar de gala, durante o qual serão entregues certificados de reconhecimento e mérito a diversas personalidades. O sábado começa com uma visita ao Consulado-geral em Joanesburgo, com programa especial para crianças e famílias.

Mais próximos do país de Camões, estarão três governantes – em Espanha, França e no Luxemburgo. A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, celebra o Dia em Madrid junto de representantes de instituições espanholas, corpo diplomático e sociedade espanhola e portuguesa residente na cidade madrilena. O programa arranca esta quinta-feira com uma iniciativa desenvolvida pela Embaixada portuguesa no âmbito da participação de Portugal na Feira do Livro de Madrid.

Na cidade estrangeira que acolhe o maior número de portugueses, Paris, estará o Ministro das Finanças, Fernando Medina, que além das reuniões de trabalho que manterá, designadamente com o homólogo francês, participa na receção organizada na Embaixada de Portugal na capital francesa.

De França para o vizinho Luxemburgo, marca presença o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, que após a reunião do Conselho de Justiça e Assuntos Internos da UE participa nas celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na embaixada.

  • Partilhe