A versão final do Programa Internacionalizar 2030 foi aprovada pelo Conselho de Ministros, no passado dia 26 de fevereiro, que tem como meta o aumento do peso das exportações no Produto Interno Bruto para 53%, até 2030, o que representará um crescimento de 9%. 

Estabelecem-se, assim, as prioridades para a internacionalização da economia portuguesa:  aumento das exportações de bens e serviços, diversificação de mercados de exportação, aumento do volume de investimento direto estrangeiro (IDE), fortalecimento do investimento direto português no estrangeiro (IDPE) e acréscimo do valor acrescentado bruto (VAB).

Este Programa, que surge no seguimento do Programa Internacionalizar aprovado pelo Governo anterior, está estruturado em seis eixos de intervenção: Business and Market Intelligence; Formação e Qualificação dos Recursos Humanos e do Território; Financiamento; Apoio no Acesso aos Mercados e ao Investimento em Portugal; Desenvolvimento da Marca Portugal e Política Comercial e Custos de Contexto.

Incluídas nestes eixos estão algumas medidas específicas para responder aos obstáculos à internacionalização que a pandemia agravou.

O Programa Internacionalizar 2030 reúne os contributos de todas as áreas governativas no domínio da internacionalização da economia, assim como das organizações empresariais privadas que integram o Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia (CEIE).

A coordenação da execução caberá, na sua dimensão política, aos Negócios Estrangeiros e na sua dimensão técnica à Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Mais informações sobre o Programa aqui (Novo Programa Internacionalizar 2030 | Portugal 2020)

  • Partilhe